Meu fone pifou, e agora?

"Certamente o maior terror de quem curte música é ver o fone completamente mudo, com volume desbalanceado e mesmo com só um lado funcionando."

Fale sério? Dá ou não raiva quando estamos escutando aquela música e de uma hora para outra um lado fica mudo ou deixa de funcionar permanentemente? 
Já passei muito por esta situação. Tenho um telefone da Samsung, e nos últimos dois anos já troquei de fone 5 vezes por problemas como mau contato, rompimento de conectores, etc...
 A solução normalmente era comprar um fone novo, mas no meu caso, eram cerca de 50 a 70 reais por troca, afinal, sou um fã incondicional dos fones internos, pela sua qualidade e, principalmente, desempenho superior em ambientes barulhentos.

Quando falamos em ambientes barulhentos, vamos considerar uma rua com movimento moderado. Você está escutando sua música com um fone normal em um volume que, dentro de casa, é o mais adequado, já que não o deixa isolado nem força a audição. 
No momento em que um carro passa, o som  gerado pela aerodinâmica, motor e ruído do contato dos pneus é capaz de atenuar completamente a sua música, a ponto de você ser forçado a aumentar muito o volume. Esse sobe e desce danifica a audição, pois é necessário que o som gerado pelo fone seja muito superior ao dos ruídos externos.

Usando-se um fone interno, esse problema não ocorre, pois, além de vedar parcialmente seu ouvido, o som é direcionado ao tímpano, e não para os lados como nos fones normais. Consequentemente, o volume necessário para se ouvir as músicas no mesmo ambiente é drasticamente menor. Com efeito, meu celular possui 15 níveis de volume. Antes, os valores mais aceitáveis para rua eram 13 ou 14. com o fone interno, um valor de 5 ou 6 é mais que suficiente.

Mas voltando ao nosso papo, quando um fone dá xabu não é necessário trocá-lo por um novo. Se você possui uma experiência mínima com um ferro de solda, já está habilitado a consertar seu fone de forma muito simples!
As causas desse incômodo são múltiplas. O mais comum é que, com o movimento do telefone dentro do bolso, o plug seja forçado para os lados, o que pode arrebentar o fiozinho que vai até os fones. isso acontece principalmente com fones mais simples, em que o plug não é reforçado, o quando o usuário usa os fones direto e deixa o telefone no bolso.
Também pode acontecer de o plug do celular se danificar, mas é raríssimo. Os telefones hoje tem conectores realmente parrudos capazes de suportar esforços enormes sem romper. então, a maioria dos problemas é o próprio fone.

Como consertar o plug do fone, substituindo por um novo? 
Você vai precisar de:
-1 ferro de solda de no mínimo 35W.
-20cm de estanho.
-Um plug P2 macho.
-Estilete, tesoura ou alicate de corte reto.
-Pistola e bastão de cola quente.
O primeiro passo a se fazer é medir as resistências do fone com um multímetro. Normalmente os fones possuem de 18 a 32 ohms de resistência, claro, com o sinal elétrico do multímetro, desconsiderando o efeito capacitivo e indutivo das bobinas.
Um ponto rompido é um circuito aberto, portanto, não apresenta resistência.
Após, corte o cabo do fone próximo da junção do plug.
Descasque o fio até que sobrem apenas os fios mais finos e que levam o sinal até os alto falantes. Deixe um espaço limpo de 1 ou 2 cm.
Aqui está um fone descascado. A grande maioria deles utiliza um fio muito fino, esmaltado, nas cores vermelho, azul e dourado. 
Este fio é muito ruim de soldar. Ligue o ferro de solda e derreta um pouco de estanho na ponta, deixando o fio no meio do estanho borbulhante. Isso destrói o verniz e já deixa o fio estanhado, facilitando o trabalho de soldá-lo ao plug.
O Plug pode ser encontrado em qualquer loja de material eletrônico, ou pela internet. Custam de centavos a pouco mais de 1 real em média.

A parte metálica é rosqueada à tampa plástica. Não se esqueça de passar a tampa pelo fio antes de soldar o plug.
O plug tem uma ordem de soldagem. Normalmente os fios dos canais podem ser invertidos, os fones funcionarão normalmente, mas de lados trocados. O único fio que não deve ser invertido é o dourado, que é comum aos dois alto falantes e serve de terra.
Antes de colocar os fios, é conveniente deixar os pinos já estanhados, pois facilita muito.
Soldando os fios, rosqueie a tampa para fechar o conector. Ligue os fones numa saída de áudio qualquer e verifique o funcionamento.
Se estiver funcionando normalmente, pegue a pistola de cola quente, e ponha silicone dentro do conector pelo orifício de saída do fio, já que normalmente é largo e deixa um bom espaço.
Isso serve para imobilizar o fio dentro do conector e evitar que a movimentação quebre a solda e origine mal contato.

Mas meu fone continua com o mesmo problema, e agora?

Nesse caso, o problema pode estar em qualquer ponto ao longo do cabo que vai do plug ao fone. O mesmo procedimento pode ser feito, substituindo-se o cabo inteiro, ou verificando se no fone não há algum fio solto do alto falante. Essa tarefa é tecnicamente inviável em fones muito pequenos, em que é necessário um cuidado quase cirúrgico para abrir a cápsula, e outros onde nem isso é possível. Nesse caso, é melhor comprar um fone novo. Aproveite e compre fones em que o cabo é destacável. São pouco discretos ou recomendáveis para uso na rua, mas muito práticos.

Problemas de Hardware do telefone:
Raramente, alguma peça dentro do telefone pode vir a falhar. Normalmente é o jack onde se conecta o fone o maior problema. A solução é simples se houver chaves e ferro de solda adequados, mas ainda assim levar na loja é vantajoso.
Problemas mais graves referem-se à eletrônica integrada, no estágio de potência(amplificador). Quando estes componentes estragam, o preço de substituição pode ser elevado. É raro, pois normalmente há um capacitor no estágio de saída para proteger.
Isso pode ocorrer de diversas formas. Por exemplo, quando foi testar um amplificador, fiz uma conexão errônea que resultou na perda do canal esquerdo do meu telefone. Como não tenho tempo para deixar o telefone parado para conserto, comprei um adaptador via Bluetooth que funciona muito bem.
O adaptador é a melhor opção quando o problema é interno. Os melhores custam a partir de R$80,00, e abrem porta para usos mais avançados para quem gosta de hackear equipamentos eletrônicos de forma a melhorá-los ou criar soluções personalizadas.
 
Kotaro agradecer por ler o post! Até mais! ^^'

Comentários

Postagens mais visitadas