Turismo: Pontes do Rio Uruguai

"Trajeto oferece tranquilidade e lazer de sobra"

Hoje estou fazendo uma coletânea diferente, que reúne alguns dados sobre as pontes que cruzam o Rio Uruguai e parte do Rio Pelotas. Os dados mais complexos envolvem  principalmente a lâmina d'água(profundidade do rio), já que algumas foram construídas com o intento de cruzar futuros reservatórios, dando lugar a pontes mais antigas e mais baixas.

O MAPA:


Vamos iniciar o roteiro pelas pontes na fronteira de SC, seguindo à jusante.

Ponte da BR-116 em Vacaria:


Esta ponte em arco foi inaugurada em janeiro de 1966 em substituição a uma estrutura mais antiga que ruiu no inverno de 1964.
A profundidade do rio Pelotas naquele ponto é de 14 metros, sendo que a ponte em si está 8 metros acima. Nesta imagem é possível verificar claramente  com o rio seco, já que era possível cruzar a pé.


A ponte possui 250 metros de extensão.

Ponte da BR-470 em Barracão:


A construção da UHE Machadinho obrigou a realização desse feito de engenharia. A ponte de 600 metros de extensão foi inaugurada no final da década de 90 e tinha mais de 80 metros de altura, conforme foto histórica:

A mesma ponte, após o enchimento do lago:

O aspecto de ponte baixa engana eventuais banhistas que não conheçam o local, que possui cerca de 70 metros  de profundidade nos pilares centrais ou mais em alguns pontos, e margens íngremes que ocultam despenhadeiros(a parede desce  reto). Cuidado!

Ponte rodoferroviária de Marcelino Ramos:


A ponte foi construída entre 1910 e 1915 e foi durante décadas a única ligação física entre o RS e SC. O seu uso original era apenas ferroviário, mas foi adaptada para permitir o tráfego de automóveis.
Esta ponte foi levantada em 3 metros em função do reservatório da UHE Itá, concluído na década de 90. A profundidade do lago no local supera os 30 metros, portanto altamente perigoso, e a ponte tem cerca de 450 metros de comprimento.
Ponte antes da construção do reservatório e sem levantamento:

Ponte com enchente:

Ponte da BR-153 em Marcelino Ramos:

Esta ponte de 630 metros seria uma das mais altas do Brasil, não fosse o lago da UHE Itá encobrir os pilares.
Definitivamente é a mais alta em todo o rio, com pilares de até 90 metros de altura( os dois do arco central). A profundidade é freakin high, chegando a 80 metros embaixo da ponte e a 100 metros ou mais nas proximidades. A mesma constituí-se num  excelente, para ser sarcástico, ponto de suicídio, desova de corpos ou carros, já que a imensa profundidade inviabiliza buscas no fundo,  tendo em mente que é impossível para um mergulhador profissional, e todo equipado, com cilindro de gás e tudo mais, atingir o fundo.
Ela foi concluída em 1999 para substituir uma ponte mais antiga 40 metros mais baixa:


Fotos antes e após o enchimento do lago:


Raríssimo vídeo feito da ponte antiga:



Ponte da RS-420 em Aratiba:

Sem muito a falar sobre esta ponte de 360, provavelmente feita na década de 70 ou 80. Está quase colada à imensa represa de Itá, e normalmente tem pouco fluxo d'água, exceto quando os vertedouros da usina estão operando. Deve possuir uns 5 metros de profundidade normalmente, e cerca de 30 metros de altura em relação ao nível normal da água.


Ponte da BR-480, Goio En:

Mais uma ponte que engana banhistas desavisado que se tornam suicidas sem tomar as devidas preocupações.
A ponte de 573 metros atualmente não tem mais que 10 metros de altura em relação ao rio, mas antes da conclusão da usina de Foz do Chapecó a realidade era bem diferente.
Eram 35 metros de altura, com o rio tendo aproximadamente 10 metros de profundidade. A ponte era tão alta que já foi usada no passado como ponto de rapel:


Tudo leva a crer que ela já tivesse sido projetada para aguentar a condição de reservatório, onde surgiram imensas profundidades e correnteza.
A comunidade ribeirinha foi removida do local, que tinha uma prainha, em função da subida das águas:


Afogamentos são recorrentes no local, até em função das imensas profundidades, de até 60 metros ou mais em alguns pontos.
Houve um forte investimento no lado catarinense, através da prefeitura de Chapecó. O lado gaúcho naturalmente está largado às traças.
À direita, SC, e à esquerda, o RS.

Ponte da BR-158 em Iraí

A ponte foi concluída no começo da década de 80 e tem 1km, os maciços pilares foram construídos sobre tubulões. A profundidade não é grande, chegando em 2,5 metros em média e até 3 metros, embora seguramente haja pontos com 10 metros ou mais por se tratar de corredeira. A estrutura tem 25 metros de altura, o que não impede que cheias ocasionem bloqueios a ponto de a água quase atingir a pista:


Colaboração do youtuber matley35, que também fez um vídeo do interior da estrutura durante reparos.


Ponte internacional da integração em São Borja:

A ponte de 1,4km foi inaugurada em dezembro de 1997 para desafogar a ponte de Uruguaiana, até então a única existente.
Tem 25 metros de altura, e as profundidades do rio Uruguai não foram aferidas, mas provavelmente  não passam dos 30 metros( esse tipo de informação é extremamente difícil de conseguir). Cruzei a mesma de bicicleta várias vezes entre 2007 e 2011.
Ponte em construção:


Ponte pronta:

Ponte sob cheia severa:


Ponte internacional de Uruguaiana:

A ponte foi concluída em 1945 e tem 1492 metros de comprimento, composta por uma parte rodoviária e uma ferroviária.



A profundidade do rio Uruguai pode superar os 5 metros em alguns pontos da ponte, mas não muito mais do que isso. Em períodos de longa estiagem é normal vários pilares ficarem expostos.

E aqui encerramos nossa jornada! 



 O Blog LucaspsbXL exalta o banho consciente nos rios, barragens ou açudes. JAMAIS entre em qualquer lugar em que você não conheça a profundidade ou a forma do leito, que pode esconder perigos como abismos, redemoinhos ou pedras cortantes.

Comentários

  1. Super bacana! Parabéns.

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  2. Post absurdamente valioso pra quem se interessa pela geografia do RS e por obras complexas de engenharia, como eu. Poderia ter incluído a ponte de Jaguarão, no sul do Estado.

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    1. Olá Tiago! Só não incluí pelo fato de a mesma não estar situada no rio Uruguai. Obter algumas informações sobre "o que não se vê" nessas superestruturas não é fácil, e nem sempre é confiável se guiar apenas pelo que os locais dizem. Em são Borja, por exemplo, os pescadores juravam que o rio, logo abaixo da ponte, tinha 143 metros de profundidade! Ou seja, o pilar teria que ter ao menos 168 metros de comprimento do fundo até a altura atual da ponte, ou 178m considerando as fundações, insano!!! Os esforços mecânicos com a correnteza seriam imensos, e a única construção viável seria uma ponte pênsil, como a prevista para Itaqui, onde as profundidades do Uruguai chegam a mais de 60 metros em quase todo o leito por haver um penhasco oculto a apenas 15 metros da margem e pilares são inviáveis.

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  3. Adorei .. faço muitos passeios de moto.. morei em Uruguaiana e agora moto no norte do estado do RS. É estou aos poucos visitando todos pontos possíveis do Rio uruguai de forma turística .. em barracão é legal por que dá pra ver onde nasce o Rio Uruguai... formado pelos rios Pelotas e Canoas.

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