Intel Atom: desempenho lamentável

"Empresas conseguiram adaptar um processador de ultra portáteis num desktop. O que o futuro reserva?"

Sem slot PCI-E, e só um pente de memória!!!!

Cada vez mais acessíveis, os pc's em casa já são quase uma velharia diante do avanço dos tablet's e notebooks. Isso se deve ao fenômeno da portabilidade, onde um equipamento fixo já não agrada o grande público, que quer coisas cada vez mais pequenas, mas sem perder capacidade de processamento. 
Para suprir essa demanda, a Intel lançou em 2008 o Atom. Concebido para uso em computadores de baixo custo, mas mantendo um desempenho razoável, o Atom revolucionou por causa do desempenho honesto e a baixa dissipação de calor.
De lá para cá, no entanto, algumas empresas viram nele a possibilidade de "vender gato por lebre" montando computadores muito mais em conta, mesmo com as altas de dólar e crise internacional na época( o que não temos hoje, só alta do dólar por incompetência do governo). Esses pc's baratos são completamente desvirtuados daquilo que o comprador iniciante almeja, ou seja, uma máquina ao menos para assistir seus filmes favoritos no Youtube, rodar joguinhos decentes e navegar na internet sem travamentos.
Mas o Atom não é um processador feito para essas tarefas, com telas de resolução maior que 800x600px. O desempenho mesmo para navegar na internet é pífio, capaz de fazer o usuário desconfiar do provedor, já que as páginas carregam mais lentamente do que num computador padrão. 
O vídeo integrado chega a ser patético. em plena era de Youtube e consumo de muito conteúdo streaming, os processadores e chipsets de apoio não possuem aceleração para h.264 nem VC-1, logo vídeos do Youtube, em qualquer resolução acima de 360px, arriarão a máquina. 
Fiz um teste usando o medidor de desempenho integrado do Flash Player(na janela do vídeo, clique com o botão direito, e depois, selecione "stats for nerds"), cheguei a números impressionantes. O pc estava novo, com windows 7 starter formatado e rodando Opera Browser:



Vídeo usado para o teste:



Mesmo na menor resolução possível, 72 quadros não foram exibidos. A escala de perdas segue de forma mais ou menos linear, mas a partir de 720px ocorre um extraordinário aumento. Quando ao índice de FPS, situa-se bom em 144px, cerca de 25~30FPS, e péssimo em 720px, entre 0~5FPS.


O mais recomendável é ir comprar o pc e montar você mesmo. Essas máquinas vendidas por baixo custo na verdade serão dinheiro jogado fora, principalmente considerando que o Atom é um processador on-board, ou seja, está soldado na placa. Se ocorrer algum problema lá, você perde tudo. Vale a pena poupar mais um pouco e comprar ao menos um PC equipado com processadores mais novos.
Relato de um técnico surpreso com o que achou:



Até mais ^^'

Comentários

Postagens mais visitadas