Lenovo Vibe B: Leia antes de comprar! [ATUALIZAÇÃO SET/2018]

"O que dizer do novo smart de entrada da Lenovo?"



*Atualizações em SETEMBRO DE 2018 com a fonte courier e em amarelo.

Bem, eu fui assaltado, e meu já companheiro velho de guerra Moto E virou pedra em alguma boca de fumo de Porto Alegre. E esse "virou pedra" tem duplo significado: ou foi usado para comprar drogas, ou então virou um peso de papel, pois os meliantes terão que formatar o aparelho e reinstalar tudo do zero para conseguir usá-lo para algo.
Passado o cômico episódio, eu fui em busca de um modelo equivalente, mas como eu sou brasileiro, meu orçamento é sempre bem restrito, e o pior: eu precisava de algo para agora.
Depois de uma pesquisa extenuante, comparando diversas especificações técnicas, todos os caminhos me levaram até o lenovo Vibe B. Sim, a Lenovo era "motorola" até pouco tempo atrás, então eu senti uma certa segurança ao comprar o aparelho do pessoal de Hong Kong.
Estou com ele a dez dias, e vou escrever aqui um pequeno review, baseado no meu modo de usar smartphones.

DESEMPENHO:

Bastante satisfatório. Não experimentei qualquer tipo de lag, exceto no youtube, como descreverei abaixo, e as coisas aqui aparentam fluírem mais rápido, apesar de ser android 6.0. Claro, é muito cedo para avaliar. Como eu não jogo nenhum game no meu aparelho, as coisas tendem a ser fluídicas mesmo.

O sistema foi EMPOBRECIDO ao extremo pela LENOVO, então o desempenho só pode ser satisfatório mesmo. Atualizações de aplicativos frequentemente não acontecem em função da pouca memória. A solução é limpar os caches regularmente e manter todas as mídias no SDcard.

ÁUDIO E TELA:

O fone que acompanha o celular é o esperado para um aparelho de entrada: plástico duro, orelhas que ficam ardendo depois de algum tempo em função do plástico, isolação ambiental ZERO por ser um earbud, e falta absoluta de graves. No meu antigo moto E, quase a mesma coisa, mas o plástico era melhor.
A tela possui uma resolução menor (854X480, ante 960X540 do Moto E), mas na prática nada muda. Achei a calibragem de cores menos precisa, e o aparelho veio com um bug que eu considero chatíssimo: brilho da tela que não ajusta, algo que talvez nem os nokia "tijolão" não tinham. A solução foi baixar um app de controle de brilho, e desinstalar em seguida, resolvendo o problema. As cores ficaram melhores, mas ainda assim não tem a mesma qualidade do meu moto E roubado.


O nível mínimo de brilho da tela é muito alto, o que pode levar à fadiga visual durante a noite, e o máximo é bom para enxergar na rua. Apps de controle de brilho PODEM AJUDAR botando uma opacidade na tela, mas sem ajuste de brilho efetivo porque o backlight não pode ficar mais fraco. O aparelho não tem sensor de luminosidade, portanto, não tem brilho adaptativo. A película que vem com o aparelho( pois o vidro não tem QUALQUER resistência a arranhões) é muito ruim, pois é reflexiva. Uma película fosca(difícil de conseguir) melhoraria e muito a visibilidade quando o aparelho estivesse ao sol ou sob luz forte.


As cores aparecem OK quando olha-se a tela num ângulo de 90°. Qualquer inclinação deixa a imagem PÉSSIMA, não espere poder deitar-se e olhar um vídeo/foto/texto de um ângulo mais agudo, pois as cores sairão totalmente lavadas e imprecisas ao extremo.


As escalas de volume do áudio são "salteadas", e quando ocorre algum ajuste, o volume vai para o mínimo e alguns milissegundos depois, para o nível desejado. O auto falante fica na parte de trás, em posição incômoda, e o volume máximo é bom, mas é abafado facilmente caso o telefone seja deixado "deitado".

ARMAZENAMENTO:

É 4x maior (8GB contra 2GB do Moto E), mas o sistema sozinho já engole mais de 4,5GB, o que deixa na prática uns 3,5GB livres. É espaço suficiente se você limpar os caches de vez em quando e moderar o uso dos vídeos no WhatsApp. O telefone possui slot para cartão μSD,então não haverão muitos problemas a respeito da capacidade de armazenar mídias.

O telefone fica constantemente lembrando você que é 'póbri', dizendo 'espaço interno insuficiente'. Os bloatwares ocupam muito espaço, então quem tem que deletar as coisas é VOCÊ. 

DEMAIS DETALHES:

→Este telefone ainda não possui nenhuma ROM alternativa e nem TWRP compatível ainda, o que pode ser uma dor de cabeça para quem quer controle irrestrito sobre o aparelho ou fazer modificações mais profundas.
[NENHUMA CONFIÁVEL até dezembro de 2017 foi desenvolvida. Esqueça.]
LANÇARAM, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!
→O Vibe B já vem de fábrica com uma película para aplicação, pois sua tela não é gorila glass. [Troque por uma não reflexiva, melhora um pouco.]
→Aparentemente o Vibe B possui imensa dificuldade para lidar com o youtube, os vídeos, mesmo com os dashs já carregados, dão umas "engasgadas" frequentemente.
[ao conectar o 4G ou wifi, o aparelho não responde aos comandos por alguns segundos, já que as notificações push dos aplicativos serão carregadas, o que estrangula o já fraquíssimo processamento.]
→É impossível assistir alguns livestreams do Youtube neste aparelho, pois mesmo com 1GB de RAM, ele trava a cada um ou dois segundos.
[deve evitar-se o uso do SDcard para armazenar apps, o "bus" para o cartão é de apenas 1,1mb/s. Resolve-se o problema deixando-o só para mídia]
→Prepare-se para ter um aquecedor de bolso. O aparelho esquenta bastante, ficando com uma temperatura quase sempre superior aos 32ºC, mesmo sem estar sendo carregado.
[Defeito que some com o uso]

→ O Vibe B não possui sensor de proximidade, giroscópio ou de luminosidade, portanto você terá que se preocupar com isso se algum aplicativo exige algum deles presente para funcionar. O único sensor disponível é o acelerômetro.[E só!]
→Prepare-se para mofar esperando o aparelho carregar. Apesar da potência do carregador(10W) a bateria leva umas 4 ou 5 horas para uma carga completa. Sugiro ligar o ar condicionado e possuir um extintor de incêndio de prontidão.
[Carregue no seu pc enquanto usa, demora mais mas carrega sem esquentar].{Em setembro de 2018, uma carga aguentava um dia inteiro de uso moderado, incluindo 4G}.
→O Vibe B possui duas câmeras: a traseira é capaz de fazer fotos de 5 megapixels e possui flash, e vídeos em "HD"(risos) 1280X720 @ 30fps. A dianteira faz fotos de 2MP.


Foto câmera principal, 5MP:




 Crop da mesma foto, tamanho da foto é 100%:


Foto câmera frontal, 2MP:



 Crop da mesma foto, tamanho de 100%:


Frame da câmera de vídeo, HD1280X720.


 Crop do frame, tamanho de 100%:




CONCLUSÃO:

É um bom aparelho pelo preço que pedem (alto). Ele possui vários problemas que eu notei, porque sou usuário avançado do android, e gosto de mexer na "raiz" do sistema, e essa liberdade para mim é muito importante, mas como eu disse, ele faz selfies (cof cof..., olhem o rosto do Youko :x), filma em HD( HAHAHAHA!), tem slot para dois chips de operadora, slot para cartão SD(CHORA iPhone :D) e tem 8GB para usar um punhado de apps( se o seu whatsapp não floodar a memória antes).
O mercado dos smarts básicos com bons recursos, como o moto E, acabou, e hoje aparelhos equivalentes custam acima de 500 ou até mesmo 600 reais:

"Ah que pobreza Lucas! Porra, não tem dinheiro e quer ter um smartphone, vai de Nokia tijolão ou então multilaser!"

Não é questão de ter dinheiro. Se houvesse segurança nesse país, é certo que as pessoas investiriam sim um pouco mais em aparelhos melhores e mais caros. Mas ninguém faz isso porque não quer perder 600 ou 700 reais em um dia para um vagabundo, e ainda correr o risco de sofrer uma agressão, e, não raramente, tomar uma bala na cara. A mensagem é clara: você, trabalhador assalariado que votou no Doria opressor, e que ganha 1000 reais e está chicoteando um negro na África agora só pela sua cor de pele, não pode ter um bom celular, pois a marginalidade sempre garantirá que isso seja coisa de rico, e isso é justiça social padrão Maria do Rosário. E se ela sozinha não der conta, o governo estará por perto para garantir que o seu smartphone BÁSICO custe duas vezes o preço de um intermediário em países decentes.

NÃO TEM PRESSA PARA COMPRAR?

Na internet há várias excelentes opções de telefones MUITO melhores com preços próximos. Na Trocafone, há muitas opções com ótimos preços, aparelhos revisados e com garantia. 
Sempre podemos recorrer ao bom e velho Mercado Livre também, mas é preciso ficar esperto!

[ATENÇÃO COM APARELHOS ROUBADOS. SE NÃO FUNCIONA O CHIP, É IMEI BLOQUEADO].

Comentários

  1. Post com boa intenção mas não me parece que você é um usuário avançado do Android como disse ser. Um dos pontos, sobre o slot do cartão de memória, você mencionou guardar mídias, e como o Android dele é o 6,o SD card não serve apenas para mídias mas tbm aumentar a memória interna então não será problema se quiser instalar mais apps. Sobre os sensores, sim, ele tem sensor de proximidade sim, do contrário a tela não apagaria quando estivesse em a ligação. No mais, bom post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja nas especificações do aparelho, ele não possui o sensor, se você instalar apps que dependem do sensor, será reportado erro. Possivelmente a lenovo fez essa economia tosca para compensar a câmera frontal, e ele também não possui sensor de luminosidade. Guardar apps no cartão de memória vai piorar ainda mais a sua experiência com este telefone, pois no meu benchmark de velocidade do bus do SDcard ele reportou ridículos 1,1 MBPS para leitura.

      Excluir
    2. Oi,queria falar tirar uma dúvida com você sobre o artigo do display tft 1.8 do Arduino, tem como?

      Excluir
  2. Respostas
    1. A Trocafone é uma ótima loja! Pelo preço do Vibe B compra-se celular muito bom lá. Parabéns! E se você quer dar um upgrade nele, instala uma ROM alternativa. Fiz posts no meu blog de como fazer isso.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários são livres! Mas seja respeitoso.

Postagens mais visitadas