Brasil lidera o mundo no contágio do Coronavírus (CCPVirus, Wuhan pneumonia)

"E daí?"


É inacreditável a reação de certa parte da direita brasileira e o desprezo da mesma com as vidas sendo ceifadas pelo vírus de Wuhan. As alegações são dignas de argumento de terraplanista e não seguem a lógica e o que é dito por qualquer guia de controle epidemiológico.
É perfeitamente possível defender o lado da economia, mas não podemos esquercer quem a mantém girando: as pessoas! Mais infectados significa menor atividade econômica, justamente o que ocasiona o afastamento social e o isolamento. Mas é muito melhor você ter uma redução na atividade econômica e desemprego, do que pessoas morrendo.
Um desempregado poderá permanecer nessa situação por alguns dias ou meses, devendo viver de ajuda via governo ou instituição de caridade. Em tempos de normalidade, isso não deveria ocorrer, mas é constante em nosso país. Estamos passando pela pior crise da última década, quiçá até dos últimos 100 anos, estamos completamente despreparados para lidar com isso. 
Fato é que, embora o Brasil seja a oitava maior economia do mundo, é uma economia extremamente pobre, com mais da metade da população vivendo com até um salário mínimo ($182,00) por mês. Há ainda outros complicadores, como trabalho informal e pessoas que praticamente vendem o almoço para terem a janta. E em tempos de pandemia, serão esses os primeiros a serem afetados. 
Devemos sim ajudar essas pessoas o máximo possível, para assim poder atravessar a crise com menos baixas. Seja ajudar diretamente, ou através de associações comunitárias e projetos sociais. 

Fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas