Arranhões em telas de celular e acrílicos: como resolver!

"Problema crônico de alguns aparelhos, arranhões em telas podem ser eliminados facilmente!"
Meu telefone é um Galaxy Star Trios que comprei em fevereiro de 2014. Cometi um grande erro ao não comprar uma película ou flip cover para ele, de modo que o mesmo chegou agora ao nível crítico.
Sua tela não é Gorilla Glass por seu um smart de entrada, o que é comum. Andando sempre no bolso e levando alguns tombos, a tela naturalmente ficou riscada. Mas riscada a ponto de impedir a visualização durante o dia, mesmo com backlight no máximo(A tela é TFT). E com aqueles riscos de sentir na ponta da unha.
Pois bem, decidi remediar antes de partir para a troca da tela, que é simples mas tem riscos maiores. Comprei materiais comuns em uma loja de ferragem de esquina que deram um excelente resultado, voltando a tela  ficar quase nova, restando apenas minúsculos resquícios dos profundos arranhões. 
Esse procedimento foi feito em um telefone com uma tela SEVERAMENTE riscada! Imagine passar a ponta da unha e travar! 
Bem, vamos para a prática, começando pelos materiais:
► Uma lata de massa de polir Número 2(Essencial, ela serve para tirar arranhões muito leves, e para dar um acabamento caprichado.). comprei da marca Maxi Rubber, muito comum em funilarias:
► Lixas d'água 600 e 1200. Essas são as que eu encontrei, e deram bons resultados. A lixa 600 é apenas para telefones com tela realmente muito comprometida, pois seu poder abrasivo é enorme e deve ser usada com cuidado. A 1200 se garante para a maior parte das situações.  Pegar lixas de 1500 ou 1600 trará resultados ainda melhores.

►Estopa comum usada para lustrar carros, bem fácil de achar.
Isso tudo custa no máximo uns 30 reais, sendo o que é mais caro é a massa de polir. Se conseguir em alguma funilaria, melhor, pois se usa muito pouco.
O primeiro passo é preparar a tela. Desligue o aparelho, retirando a bateria se possível para maior segurança. Passe um pouco de estopa na tela, com um pingo de detergente neutro, para retirar qualquer oleosidade. 
Molhe uma pequena bolinha de estopa. Se a tela do seu celular possui arranhões leves, talvez nem seja preciso lixar, bastando passar a massa de polir. Telefones mais comprometidos precisam passar a lixa 600, lembrando de sempre deixar a tela úmida ao passar a lixa. Assusta ao ver que o acrílico está sendo lixado e liberando uma água esbranquiçada, mas é normal. Os riscos mais profundos ficam evidentes. Continue lixando, com movimento de vai e vem.
Pare e passe uma estopa molhada sobre a tela. Verá que está super opaca. Comece a passar a lixa 1200, sempre com a tela molhada.
Depois de um tempo, já é visível que a tela fica mais lisa e que alguns arranhões sumiram. Ao chegar no ponto desejado, pegue mais uma estopa molhada e limpe a tela. Seque com outro pedaço de estopa.
Verá uma tela quase que completamente opaca. Agora, comece a passar a massa de polir com estopa, em movimentos circulares. Cubra toda a área da tela, e esfregue até não sobrarem mais resquícios. Repita a aplicação quantas vezes achar necessário, normalmente três já bastam.
Por fim, pegue um pedacinho de estopa seca e lustre a tela. O resultado é inacreditável.
É normal a tela ficar com os cantos mais opacos. Dá para corrigir lixando com a 1200 mais uma vez estes locais, até que seu brilho seja restaurado. Sempre finalize com massa de polir.
Agora, você tem um telefone que vai durar mais um bom tempo. Terá uma tela que aparentará até mais resolução e imagens muito melhores. Espero que tenham aproveitado, e para finalizar: isso foi testado por mim e realmente funciona!

Comentários

Postagens mais visitadas