Telas dos notebooks da Lenovo NÃO PRESTAM!

"O técnico está aplicando 'enrolation'"


Não é de hoje que vejo reclamações das mais diversas sobre as telas de vários produtos da Lenovo, sejam os celulares ou os pc's, em especial nas linhas medium e high end. Até um tempo atrás, eu tinha um Lenovo Vibe B, produto meio picareta que já desmascarei no meu blog. Para os curiosos, troquei por um Zenfone 4.
Recentemente, auxiliei uma familiar a comprar um bom notebook, que tivesse um desempenho decente para lidar com gráficos vetoriais e imagens raster. Fomos então até uma loja da FastShop( já que ela não confia em compras pela internet), e achamos um lenovo Ideapad por um valor justo pela configuração da máquina. Ciente da necessidade que ela tinha de ter um bom monitor com cores razoavelmente precisas, optamos por este notebook em função do bom CxB.
No entando, logo ao ligar pela primeira vez, notei alguma coisa de errada com as cores, como se elas estivessem meio lavadas ou esbranquiçadas. Vou tentar simular esta tela abaixo:


Eu uso imagens com um bom range de cores para testar monitores, mas na ocasião da compra não as tinha, e o plano de fundo que veio de fábrica pareceu ser uma boa referência.
Os problemas maiores aparecem com os tons escuros. Claro que, ciente de que a tecnologia da tela é LCD, eu sabia que não obteria tons escuros perfeitos, mas esperava muito mais. Eu usava no dia a dia no trabalho um notebook parecido, da marca Dell, e nunca notei nenhuma distorsão nas cores.
E há muitos resultados para pesquisas no google sobre a qualidade dos displays da Lenovo, tanto nos celulares como nos computadores. O meu vibe B também tinha os mesmos problemas de renderização de cores. 
Há argumentos de que esses PC's da lenovo são voltados para o usuário corporativo, que não exige muito e que se conseguir 100 reais de desconto por PC, está valendo. Mas não é aceitável que em plena segunda metade dos anos 2010, numa época em que a resolução das telas está cada vez maior e com cores mais nítidas, a Lenovo use um display tão ruim num equipamento de mais de 3 mil reais vendido como "ótimo para ver vídeos".
Outro ponto onde houve economia atroz foi no HD, mas isso é discussão para OUTRO post...


Comentários

Postagens mais visitadas