Nada justifica votar em Lula. E Bolsonaro?

 "A polarização burra funcionou, agora aguentem"



A polarização idiota verificada nesta eleição vai detonar o país. A bomba fiscal armada por Bolsonaro poderá estourar no colo de Lula, que foi o mais votado no segundo turno, ou no colo de Bolsonaro mesmo, caso haja uma maciça migração de votos para sua candidatura.

Candidatos mais racionais não tiveram chance, mesmo Tebet, que performou muito bem, conseguiu apenas 10% dos votos de Bolsonaro, e menos de 5% se considerarmos Bolsonaro e Lula. O que mostra que 95% do eleitorado acredita em dois pilantras e ladrões, cada um com seus crimes, e que vão voltar ao poder. 

Cerca de 40 milhões de eleitores se absteram do pleito, e esse número poderá subir ainda mais neste segundo turno. A ojeriza óbvia criada pela ladroagem descarada do Nove Dedos, e a total falta de empatia e excesso de corrupção de Bolsonaro, nos coloca em uma posição bastante desconfortável. 

No fundo, sabemos que Bolsonaro ainda seria um "mau menor" comparado ao Lula, porém até quando vamos continuar nessa dicotomia? 

No RS, a disputa quase se encaminhou para o mesmo caminho, porém, caso assim fosse, a escolha seria óbvia. O PT perdeu o segundo lugar por apenas 2 mil votos, uma única urna decidiu o segundo lugar em favor de Eduardo Leite. O poste de Bolsonaro, Onyx, que confessou usar caixa 2 e também patrocinou absurdos durante a pandemia, tudo em linha com seu Deus (Bolsonaro), ganhou o primeiro turno por praticamente 1 milhão de votos a mais.

A escolha no RS, no entanto, é muito mais fácil. Se Eduardo Leite ou Onyx ganharem, ainda estaríamos sob um governo economicamente responsável, ao menos comparado ao que seria um mandato do PT, pois Onyx não apresentou projetos relevantes, e basicamente chegou ao segundo turno puxado pelo Bolsonaro, assim como o General Mourão, eleito senador. Mourão, por outro lado, é uma figura mais apta ao cargo do que Onyx, e sua eleição foi uma vitória para o Estado.

Eduardo Leite continua a ser a opção mais viável e que tem o melhor projeto de governo. Onyx pode se beneficiar do alinhamento automático com Bolsonaro, no entanto, as chances de Lula ganhar no nível federal vão tornar esse alinhamento absolutamente irrelevante. 

Porém, a nível federal, continua a ser mais viável eleger Bolsonaro, ou então anular o voto. Em ambos os casos, Lula se beneficiará, pois o seu eleitorado certamente sairá para votar. Embora Bolsonaro seja péssimo, a sua permanência no poder tenderá a ser menos danosa no longo prazo do que a volta da esquerda. 

Portanto, coloque um prendedor no nariz, vote 22 e confirme, ou vote 00 e confirme. 

Comentários

Postagens mais visitadas