Medindo o pH de diversos produtos para cabelo

 "Muitas vezes ignorado, o valor do pH dos produtos usados no cabelo podem ter um efeito muito mais significante do que você imagina." 



Um debate tem sido estabelecido nos últimos anos sobre a importância do pH das formulações de cosméticos afim de melhorar a sua efetividade e dar os melhores resultados.Um cabelo brilhante é visto como saudável e bonito, e um dos fatores chaves para atingir esse visual se refere ao estado das cutículas do cabelo. O pH dos produtos usados possui um efeito direto sobre esse resultado.

Via de regra, produtos com pH mais ácidos tendem a oferecer um melhor resultado, fechando as cutículas e deixando os cabelos super brilhantes e sedosos. Produtos alcalinos ou básicos produzem o efeito contrário, deixando o cabelo com aspecto seco e com frizz.


O valor de pH estimado dos cabelos se situa ao redor de 3.5, portanto, é ácido. Ao lavar os cabelos com água, que possui um pH entre 6 e 7 a depender da qualidade da água da sua cidade, as cutículas do cabelo serão abertas, permitindo a penetração dos produtos de tratamento e limpeza por parte do shampoo.

Os shampoos também precisam operar com pH mais alto, ou seja, precisam ser mais básicos, para promover uma limpeza eficaz. O condicionador, por outro lado, precisa ter um pH bem baixo(ácido) para fazer o fechamento das cutículas. Por isso o seu uso é essencial, e o fluxo sempre deve ser do produto de pH mais alto (shampoo) para os mais baixos(máscara, condicionador).

No entanto, existe uma faixa aceitável de pH, e quanto mais próximo do pH natural do cabelo, melhor. Produtos muito ácidos, com pH menor que 3, podem prejudicar o cabelo, assim como produtos com pH acima de 7.

Para complicar a equação, a pele da cabeça possui um pH mais básico do que o cabelo, de cerca de 5.5. Produtos muito ácidos ou básicos podem causar queimaduras químicas no couro cabeludo.

O que encontrei

Diante da importância do valor de pH para o resultado visual dos produtos, resolvi adquirir fitas de teste de pH, e testar alguns produtos que tenho à disposição. As fitas tem resolução de apenas 1pH, o que abre margem para erros, porém é possível deduzir valores intermediários de 1/2 pH quando os resultados ficam entre duas escalas distintas.

O teste

Para realizar os testes, foram usadas fitas MQuant, da marca Merck, que medem pH 0 a pH 14. As fitas foram deixadas em contato com os produtos por 10 segundos, retiradas e lidas após 5 minutos. 

Os resultados


Vinagre de maçã orgânico Castelo: pH 3.0

Uma aplicação do pH para potencializar o efeito brilhoso das madeixas é o chamado enxágue ácido. O raciocínio por detrás dessa técnica é usar o pH ácido do vinagre de maçã( entre 3 e 4) para promover o fechamento das cutículas, invés de enxaguar com água fresca, que possui um pH próximo de 7.

É sempre recomendável o uso de vinagre de maçã orgânico, não processado e não filtrado, pois o mesmo possui nutrientes benéficos para o cabelo. Via de regra, o produto é diluído em água até a solução atingir um pH de 4.4, porém algumas pessoas recomendam a aplicação pura. O pH normal dos cabelos é de cerca de 3.3 e um pH 3 pode ser um tanto ácido. 


Vinagre de maçã Rosini (barato): pH 3.0


No entanto, pelo menos em termos de pH, não foi constatada nenhuma diferença entre os dois vinagres, os testes retornaram praticamente iguais, sendo o vinagre de maçã normal levemente mais ácido. O vinagre de maçã orgânico custa 30 reais, o normal, menos de 3 reais. De qualquer forma, o tratamento deve ser usado apenas uma vez por semana

Condicionador Amend Pós-progressiva: pH 4.5



Condicionador Tresemmé Baixo Poo+Nutrição: pH 4.5



Shampoo O Boticário Match Patrulha do Frizz: pH 6.5 -7.0



Shampoo Tresemmé Reconstrução e Força: pH 5.0



Shampoo Clear Men anticaspa Ice Cool Menthol: pH 7.0



Protetor térmico Tresemmé Antifrizz 230°C: pH 4.5



Shampoo anticaspa CIMED: pH 6.5



Máscara Tresemmé reconstrução e forca: pH 5.0



Máscara Novex Óleo de Coco: pH 3.5



Máscara Tresemmé Blindagem Antifrizz: pH 3.5

Leave-in termoativado Inoar Rejutherapy 5G: pH 3.5 - 4.0



+++++++++00000000000++++++++++

Mais itens serão agregados nessa lista ao longo do tempo.

Miscelânea:


Água de torneira: pH 6.5

Sabão em barra Phebo: pH 8.5 

Água sanitária Imperial: pH 12.



Comentários

Postagens mais visitadas