Calorão. Sim, ele voltou!

       "Depois de uns meses de bonanza climática, ou quase isso, o calor começa a dar as caras."


    Esse pronunciamento pode parecere comum a todos os gaúchos, mas a verdade é que o calor ainda não chegou realmente. Apesar dos 34°C oficiais que foram registrados em São Borja, a informação não procede.
    Os meteorologistas esqueceram que aqui são necessárias duas previsões distintas de tempo, uma para as regiões periféricas a mais de 2 km do perímetro urbano e outra própria para a área construída da cidade. 
    Munido de um termômetro digital de precisão, consegui obter diferenças exorbitantes de temperatura entre a área central da cidade e uma região localizada a 2,5 km do perímetro urbano. Por volta do meio dia, a temperatura no centro da cidade estava em 39,9°C, praticamente 40°C. Na região interiorana, cinco minutos depois, a temperatura estava em 32°C! Nem mesmo cidades grandes como São Paulo apresentam diferenças tão grandes de temperatura em um espaço geográfico relativamente pequeno.
   Poderia se explicar essa diferença por causa do concreto e do asfalto, mas esse efeito deveria ser muito menor do que ocorre, uma vez que a área construída é pequena e os prédios mais altos estão bem distantes uns dos outros.
   Agora pouco (30/09/2011, 12:40) o tempo começou a abrir, depois de uma manhã relativamente chuvosa, com um acumulado de cerca de 15mm. Como consequência, a temperatura já está sensivelmente mais alta, e há um sol igualmente insuportável, como o de ontem, que até impossibilitava que as pessoas saíssem de suas casas.
   Para muitos, a chuva é um agente atrapalhativo mortal. Mas se você ficar muito exposto à chuva, pegará no máximo uma gripe. O sol é destruidor e imperdoável, e poderá lhe dar um grave câncer de pele, ou levar à morte por desidratação. Pense nos pobres trabalhadores de rua, que precisam carregar pedras quentes em um ambiente hostil que são os verões ensolarados....
   Entre se molhar e se queimar, prefiro me molhar. E você?

Comentários

Postagens mais visitadas