Geração e distribuição de energia

Dentre tantos problemas que enfrentamos diariamente, um dos que mais nos deixa indignado são cortes de energia elétrica que ocorrem ocasionalmente, não raramente enquanto tomamos nosso banho ou estamos usando algum aparato elétrico que não pode ser desligado.
                     
  Mas por trás dessas complicações há um complexo sistema de distribuição e geração de enegia que é continuamente vistoriado.


                                          Energia: Geração e transmissão:


  Tudo começa na usina, onde uma outra modalidade de energia (cinética, calorífica..) é convertida em energia elétrica por meio de geradores
       Os geradores hidroelétricos por sí só são peças gigantescas com milhares de toneladas. A velocidade de rotação é bem baixa, na ordem de 85-90 RPM. A voltagem de saída fase-fase típica de um gerador desses é de 18,5 mil volts, 26 mil ampéres.
       Esse valor é alto para uma produção local, mas para transmissão a longas distâncias é impraticável, pois seria necessário usar cabos de grande diâmetro, inviabilizando a produção. E é nessa parte que entram os transformadores de ultra alta tensão:
 Dentro da própria usina há um transformador monofásico para cada fase do gerador. A tensão típica de saída varia, mas a maioria é de cerca de 500.000 volts e alguns milhares de ampéres.
  O próximo passo é a subestação elevadora de tensão. A elevação da tensão diminui a corrente e permite a utilização de fios mais finos, além de reduzir as perdas. Por outro lado, se ocorrer um acidente as consequências são muito piores. A tensão típica de uma linha de transmissão varia bastante, já que há diferentes distâncias a serem percorridas. No Brasil, a linha que vai de Itaipu até São Paulo tem uma voltagem de 750 Kv!

     Algumas pessoas, para obterem audiência em seus canais de vídeo, costumam produzir curtos em redes de energia, o que poderia apagar uma região inteira
      Apesar de ser uma amperagem baixa, a quantidade de energia que passa por um fio desses é inacreditável.

                                               Energia: Distribuição




Após percorrer milhares de quilômetros em redes de extra ou ultra alta tensão, a energia tem seu valor de tensão abaixado em uma substação abaixadora:


Normalmente a tensão de saída de uma substação dessa é de 23Kv. A amperagem aumenta bastante com a redução da voltagem original da linha.
Uma coisa interessante que ocorre numa substação como essa é a abertura de chaves seccionadoras, interruptores diretos da linha de alta tensão:

 Logo depois, a energia está em muito alta tensão e é distribuída através dos populares postes trifásicos comuns em nossas ruas
  A voltagem típica dessas linhas é de cerca de 3 a 23Kv, dependendo do uso.
  Na fase final de distribuição, há os tradicionais transformadores de rua, de alta corrente e baixa tensão:

  Na parte de trás dele há saídas que são ligadas a  uma linha de baixa tensão que distribui a corrente pelas casas. As placas externas servem para dissipar o calor gerado pelo transformador.
 Em alguns lugares no interior é comun vermos transformadores pequenos e monofásicos usados para alimentar uma única casa ou uma pequena comunidade:
                   
Você acabou de ler um tag sobre distribuição e geração de energia elétrica. Espero que tenha sido proveitoso.






Comentários

Postagens mais visitadas