Internet via rádio

"Esta publicação se destina a todos aqueles que, por impossibilidade ou azar, não conseguem uma banda ADSL de jeito nenhum"


Com a popularização crescente da venda de computadores e seu respectivo barateamento, o número de usuários dos serviços telefônicos explodiu no Brasil. O aumento massivo, entretando, não foi acompanhado pela melhora na eficiência desses serviços como comprovam as milhares de reclamações diárias nos PROCON's de todo o Brasil.
O grande contingente de novos usuários chega a criar disputas acirradas por uma simples linha telefônica. No Brasil, existem muitos usuários de linha discada, com velocidade máxima de 56 Kbps, simplesmente um LIXO para uma navegação básica hoje, com sites cheios de imagens, popups e vídeos.
Os sites de vídeos, nessa velocidade, estão simplesmente fora de questão, e não raro um download de um arquivos com alguns Mb pode demorar dias! Jogos online também não são possíveis, até mesmo redes sociais podem ser seriamente comprometidas, a menos que se tenha uma excepcional paciência.
Para esses usuários desesperados, e para os que, de um jeito ou de outro, como é o meu caso, não conseguiram uma linha telefônica, estão se popularizando no interior do país os provedores de internet via rádio, que consiste basicamente na transmissão de dados via wireless, ou seja, sem o auxílio de um cabo, basta apenas uma antena e um pequeno módulo.


O conjunto é pequeno e vai montado geralmente em cima da casa ou edifício, apontado exatamente em direção à antena difusora do provedor.
A grande vantagem desse meio é a estabilidade e a velocidade muito melhor se comparada, por exemplo, à internet 3G. Além disso, os custos também são um pouco melhores.

Internet via rádio é boa?

Um ponto que deve ser levado em consideração com esse tipo de internet é a variada qualidade dos serviços. É bom, antes de adquirir um plano, conversar com pessoas que já o fizeram e coletar os pontos fracos e fortes de cada provedor. As comparações podem evitar complicações futuras, principalmente com relação à fixação da antena e à velocidade, além da capacitação dos técnicos que prestam o serviço.

Quais são as velocidades que eu posso conseguir?

Internet via rádio, como qualquer outra possui uma grande variedade de transferência de dados, mas normalmente não se excede os 11 Mbps. Uma velocidade de 600 ou 900 Kbps é bastante razoável para uma boa navegação, podendo- se assistir vídeos no You tube em definição padrão (320p) sem pausas. Já planos abaixo desse patamar podem ser considerados lentos demais.
 É bom lembrar: as velocidades dependem muito da qualidade do serviço. Muitas vezes o provedor pode cortar uma boa parte dela, e isso não é raro.

O que eu posso fazer com uma velocidade padrão?

Adotou- se no Brasil, como padrão intermediário, a velocidade de 300 Kbps. Convictamente, se for bem fornecida, é aceitável para navegação e redes sociais. Mas para conversas no Skype ou em que seja necessário uma câmera, esqueça, a velocidade não vai conseguir suprir a tarefa com eficiência. Velocidades abaixo desse patamar se destinam a navegação básica, como averiguar e-mails, redes sociais e alguns vídeos no YouTube (desde que na resolução mínima de 240 p).

Quais são os custos?

É aqui que o bicho começa a pegar. Os custos desse meio são naturalmente muito mais altos do que a internet ADSL. É preciso comprar o kit da antena (R$ 180 em média), mas alguns provedores o oferecem por comodato, ou seja, você usa o kit como se ele fosse emprestado, podendo o provedor retirá- lo quando bem entender.
A internet pode custar bem caro, o preço varia de provedor para provedor, mas costuma ser mais, muito mais caro que ADSL. É bom lembrar que nem sempre o provedor mais caro é o melhor, nem o mais barato. É necessário uma extensiva pesquisa de campo com usuários ou ex usuários.

Meu parecer:
Atualmente, meu plano é 300 kbps, a velocidade máxima permitida pelo único provedor que pega aqui em casa (árvores e prédios podem bloquear o sinal). Eu pago R$ 142,00 por mês, e me sinto um palhaço por isso. Sim, eu sou o Bozo!


Em alguns momentos passo por momentos constrangedores. Não raro, a conexão cai no final de um download pesado, tipo 15 Mb( riam! 15 Mb pode baixar em quase 1 hora aqui) e eu perco tempo e paciência por isso. As vezes, a internet fica tão lenta que não consigo nem abrir a página inicial do google!
Outra coisa que tenho que ressaltar é que os ditos técnicos não sabiam nem crimpar o cabo de rede! Eu tive que fazer isso, pois tenho um cursinho básico.
O capricho na instalação é de dar dó! Eles colocaram o cabo de rede nu em contato direto com o telhado de brasilit sob o sol de 45°C aqui! E um cabo vagabundo, Furukawa nem pensar!
Mas o momento mais constrangedor ocoreu quando a antena simplesmente caiu com um vento de 40 Km/h! A fixação foi feita porcamente, a o custo de 150 reais pela mão de obra:


Esta imagem demonstra em detalhes o fato ocorrido. Repare no cabo de rede solto e em contato direto com a telha quente e a falta de escoras na fixação da antena, feita com buchas e parafusos. Repare também no cabo branco, que serve para alimentar o rádio, pois a fonte original dos caras tinha uma potência muito fraca para chegar até o topo da casa.
Eu não quero assustar ninguém, pois existem ótimos planos de internet via rádio. Eu peguei o azar de um servidor de baixa qualidade, mas você pode conseguir algo melhor. E repito, antes consulte uma companhia de telefonia para se certificar se há ou não banda larga disponível na frente da sua casa. Se tiver, pegue imediatamente.

/////////////////////////////////Espero ter ajudado. Alguma sugestão? Poste um comentário////////////////////////




Comentários

  1. é por culpa de empresas assim é q tudos os provedores se queimam e a net via radio fica mau falada, internet via radio é boa sim desde que saibam oq estão fazendo, e não sair amarrando antenas nas casas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço muito bem o que você está dizendo. Fui em outra cidade onde um amigo tinha 1 mega, jamais caiu e era bem rápida. Que ler esse texto apenas ficará mais consciente da situação, de que ao pegar uma internet desse tipo precisa ser mais cauteloso, é só isso.

      Excluir
    2. eu tenho internet via radio mais foi eu que instalei eu pego de um amigo que nem me cobra chega aqui um mega é 5 quadras da minha casa as vezes cai mais é raro acontecer isso

      Excluir
    3. Sim, se forem usadas antenas e transmissores apropriados, ela funciona bem. O ponto do meu texto foi abrir mais ceticismo em relação a essa internet. De 2012 para cá muita coisa mudou.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários são livres! Mas seja respeitoso.

Postagens mais visitadas