Falta de cultura meteorológica

"Durante temporal de grande impacto, rádios se preocuparam em discutir escalação de times de futebol"
Ipanema em 15/01/2015(foto própria.)
Intensos temporais atingiram Porto Alegre nos primeiros dias de janeiro. Trouxeram estragos e exigiram muita paciência por parte de gente presa em engarrafamentos ou sem luz nas casas.
A reação imediata: ligue o rádio e se informe do que está acontecendo! Afinal, é um evento épico e que causa grande transtorno, portanto será acompanhado de perto pelos órgãos de imprensa! A AGERT ainda lançou uma bela campanha promovendo os meios de rádio e televisão:


Mas isso é a teoria. Na prática, durante os fortes eventos meteorológicos, a população teve que engolir informações da dupla GRE-NAL, atualizadas de forma inacreditável, quase em tempo real. Ocasionais aparições de repórteres quebravam esse clima.
E não foi uma grande rádio só, foram todas. Durante o utilitário horário do rush, o que se ouve são apenas notícias de futebol, ao invés dos quadros Tempo/Trânsito, tão comuns nos EUA ou qualquer país desenvolvido.
Abro espaço aqui para a Bandeirantes AM640, que gentilmente reserva esse horário para passar notícias úteis à população:

BAND é a única rádio que transmite notícias em hora de pico.
 Isso tudo mostra uma falta crônica de cultura meteorológica no povo e nos meios de comunicação. Entra aí o nowcasting da rádio, onde o meteorologista ocupa o microfone principal, acompanhando a tormenta e antecipando rotas alternativas ou os locais que serão afetados, como nos países de primeiro mundo. Estamos em pleno janeiro, mês sem jogos, com poucas contratações, mas inventam um meio de encher linguiça e repetir exaustivamente informações de todo o processo de demissão ou contratação de jogadores....Todo esse tempo perdido em algo que não lhe ajuda em absolutamente nada!
Felizmente, há canais alternativos para quem possui um smartphone ou palmtop. O Twitter da Metsul Meteorologia frequentemente faz nowcastings de eventos meteorológicos significativos na cidade e no interior, com a excelência do seu time de meteorologistas. É possível enviar também sua foto para lá, onde será exibida e servirá de alerta ou ajuda para outras pessoas. Acesse-o clicando AQUI.
Também há os meios oficiais do poder público onde se pode usufruir das estações automáticasRadares meteorológicos e Imagens de satélite.
Aqui estão prognósticos medium range, como volume de chuva esperado, vorticidade atmosférica e temperaturas.

Comentários

Postagens mais visitadas