Final de 2014 e início de 2015 agitados

"Padrão climático bastante incomum impede o retorno das altas temperaturas. Temporais mandam."
Foto:Metsul Meteorologia
As últimas semanas tem sido marcadas por eventos climáticos extremos em todo o Rio Grande do Sul. Até mesmo Porto Alegre, um local acostumado a tempo manso, experimentou uma fúria que eu só via nos pampas.
Um temporal de curta duração atingiu a cidade, trazendo muitos raios e fortes ventos na Zona norte, onde um terminal de ônibus foi parcialmente destelhado por ventos de 129km/h reportados pelo Aeroporto Salgado Filho(SBPA). Downdrafts criaram uma frente de rajada que era visível quando um relâmpago ocorria a cada segundo. 
No interior, chuva torrencial. O Rio uruguai já atingiu a cota de cheia em São Borja. Porto Xavier teve a travessia de balsa suspensa.São Borja teve uma frente de rajada no primeiro dia de 2015.(Foto de Renato Dorneles, Colaborador da Metsul Meteorologia ).

O padrão climático de verão também foi alterado. Embora as temperaturas estejam altas, dificilmente superam os 32°C com a frequência típica do final de ano. Temporais isolados ou generalizados, somados com eventos de maior escala sinótica como frentes frias, ajudam a manter a temperatura a níveis agradáveis.
 

Comentários

Postagens mais visitadas