CyanogenMod no Moto E: impressões!

"Vale a pena trocar a ROM original por uma custom?"


Vai fechar dois meses que eu instalei uma custom ROM no meu MOTO E condor depois de muita decepção com a ROM original da Motorola. O aparelho tem tão somente 2GB de memória flash interna, muito pouco para os sistemas android mais recentes.
A CyanogenMod (imagem à esquerda) é a custom ROM mais popular que há para dispositivos android, e que abrange o maior espectro de aparelhos. Quem tem aparelhos Motorola tem mais sorte ainda, pois, diferente da Samsung, não existem mil modelos diferentes.
Antes da instalação da ROM, o Root. 
Eu tenho dois smartphones, um Galaxy Star TRIOS "aposentado" e o Moto E condor que uso no dia a dia. Ambos os aparelhos são enraizados, não vejo o porquê não fazer isto. O procedimento era bastante complexo quando o fiz ano passado, usando ADB e tudo mais. Atualmente deve ser muito mais fácil.
A vantagem imediata de rotear ou enraizar o aparelho é remover o bloatware que eles trazem, muitos programas inúteis para você, grandes e pesados. Isso é apenas o passo mais básico que se pode fazer com o Root, mas porque não ir além e trocar todo o sistema operacional do seu celular como se você trocasse o Windows do seu PC?
Uma das coisas que me irritava na ROM da Motorola (imagem à direita, lollipop 5.1) era o seu enorme tamanho para a memória do meu telefone. Apenas uns 12 apps no máximo era possível instalar. E Apps pequenos, nada de jogos. Frequentemente pipocavam mensagens de "espaço insuficiente' de modo que eu usava o CCleaner uma vez a cada dois dias em média para limpar o cache e poder instalar mais apps quanto possível.
Decidi então tomar coragem e arrumar isso. A primeira providência, de fazer o root, desbloquear o bootloader e instalar a Custom Recovery Teamwin, já havia sido tomada antecipadamente, portanto a instalação da custom ROM seria extremamente fácil, a ponto de ser feita inteiramente no celular e sem auxílio de ADB.
Uma das grandes vantagens da CyanogenMod é que ela libera muitas atualizações, deixando o aparelho inclusive com as versões mais recentes do Android. Meu aparelho inclusive já está rodando Android Marshmallow 6.01. E com o triplo de apps instalados(antes, no máximo 12, agora, 36 e sobrando espaço) porque a Custom ROM é bem menor que a original da Motorola.


E OS RISCOS???

Fail proof. Se você seguir tintim por tintim as instruções de qualquer tutorial, deslancha e instala a ROM sossegado. O aparelho demora para ligar na primeira vez e quando forem efetuadas atualizações porque os apps serão otimizados e o cache Dalvik refeito.
A conclusão é que vale a pena. O aparelho fica bem mais rápido e leve, com mais espaço de sobra.
Sempre Atualizado!


Comentários

Postagens mais visitadas